SATC - Educação e Tecnologia

Criciúma | Conexão

Uso de redes Wi-Fi abertas exige cuidados

Conferir e-mails rapidamente em uma rede pública não garante segurança das informações.

25/10/2013 14:00:10 - Atualizado em 24/10/2013 20:17:01
Míriam Sperb /Profª orientadora Karina Farias (SC01891JP)

A partir do momento em que se usa uma rede wireless aberta, é necessário ter em mente que qualquer pessoa pode usar a mesma rede e coletar dados pessoais.

“Imagine que você está com o smartphone conectado numa mesma rede que outro com um notebook. Essa pessoa consegue usar alguns softwares internamente e fazer uma busca no teu telefone. Ele coleta algumas portas que estão disponíveis e consegue fazer alguns procedimentos”, explica o especialista em Segurança da Informação, Gustavo De Lucca. O profissional esclarece que isso não significa que sempre há risco desta coleta de dados.

Para se prevenir, o usuário de Wi-Fi aberta em restaurantes, aeroportos, cafés e outros locais públicos deve ter nos dispositivos móveis softwares antivírus e aplicativos que evitem a ‘bisbilhotagem’ alheia.

Conforme De Lucca, quando conectado em rede, o computador tem 65 mil portas que podem ser exploradas.  “Quando se usa um software de firewall ou antivírus no smartphone, no computador são bloqueadas algumas portas”, detalha.

Em relação ao uso de e-mails, De Lucca aconselha que, quando for feita a configuração, usar o certificado https. “Alguns provedores de email já configuram dessa forma. Mas quando estou num portal que não tem https ele não é seguro”.

Compras e acesso a banco somente em locais seguros

Outras recomendações são: nunca acessar sites de banco neste tipo de local (redes abertas de restaurantes, aeroportos), não fazer compras com o cartão de crédito, não acessar sites de banco ou fazer compras em lan houses. Outra dica importante é evitar compras em sites desconhecidos.

 




Tecnologia

Ouça ao vivo Sua melhor companhia

relacionados

 

SATC - Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina
Criciúma - Santa Catarina - Brasil
Fone: 55 (48)3431.7500 - Fax: 55 (48)3431.7501 - Ouvidoria: 0800.648.7600
Copyright 2011 - SATC